A ORIGEM DO SEU SOBRENOME

Alguma vez se peguntou de onde vem seu sobrenome? Deseja saber onde estavam seus ancestrais há quinhentos ou mil anos?

A maior parte dos sobrenomes que utilisamos atualmente foram criados na Idade Média em quase toda a Europa. No caso da Península Ibérica, a maior parte dos sobrenomes originou-se na Reconquista do território que havia sido tomado pelos mouros. Os reis davam para os guerreiros terras e títulos de nobreza, e o beneficiados optavam por algum sobrenome, geralmente o topônimo das suas propriedades.

Em outros casos, os sobrenomes se formam vinculados ao primeiro nome do pai. Assim, o filho de Gonçalo se chamou Gonçales, o de Fernando, Fernandes, e o de Pedro, Peres.

Os nomes suecos refletem o amor desse povo pela natureza, como é possível ver em sobrenomes como berg (montanha) e blom (flor).

Apesar da origem relativamente recente que apontamos, tem sobrenomes registrados há 3.000 anos, quando um Imperador da China decretou a adoção de nomes hereditários..

Em outras culturas, a adoção de sobrenomes teve lugar no século XX, como ocorreu na Turquía, onde uma lei de 1935 estabeleceu a adoção de nomes de familia hereditários.